top of page

GRUPOS DE TRABALHO

gt 1 - Mulheres na democracia: o protagonismo na construção de direitos e políticas públicas

site.png

Descrição: O grupo de trabalho 1 compreende uma discussão no sentido político das vidas das mulheres, isto é, abarca temas como políticas públicas, democracia, direitos humanos, direitos reprodutivos, direitos sociais, poder público, autoritarismos, laicidade, cidadania, tolerância, acolhida, discursos político-religiosos, movimento estudantil, militância, fundamentalismos, justiça social, políticas des-encarceradoras, estado, justiça de gênero, genocídio da juventude negra, desmilitarização da polícia, encarceramento em massa.

GT2 - Epistemologias feministas: a des-construção da lógica patriarcal na produção de saberes 

Descrição: este GT compreende o debate acerca da construção dos conhecimentos/saberes e deles em si. Dessa forma, serão aceitos trabalhos que se desafiem a construir uma hermenêutica feminista, sobre literatura sagrada das mulheres na Bíblia, resumos que se proponham a refletir caminhos epistemológicos e teológicos, tanto no sentido de crítica como no de proposição de outras formas de construção dos conhecimentos/saberes. Queremos fazer um movimento hermenêutico de desconstrução das epistemologias dominadoras e patriarcais. diante disso, serão aceitos trabalhos de todas as áreas do conhecimento, experiências acadêmicas e populares de construção dos saberes. 

GT3 - as mulheres no mundo do trabalho: Empregos, exploração e sobrecarga 

Descrição: O GT 3 se propõe a dialogar sobre a situação das mulheres no mundo do trabalho, seja no campo ou na cidade. Por isso, serão aceitos resumos com as seguintes temáticas: desigualdade social, desempregos, trabalho produtivo x trabalho não produtivo, exploração, saúde mental, sobrecarga, maternidade, paternidade, abandono paternal, subemprego, tripla jornada, desigualdades salariais, relações étnico-raciais no mundo do trabalho, terra, agricultura, economia(s), agroecologia. 

GT4- Interseccionalidade, comunicação e movimentos sociais

Descrição: o grupo de trabalho 4 é um espaço para dialogar acerca de marcadores sociais da diferença, processos comunicacionais e agentes de transformação social. Abarcando os temas de interseccionalidade, relações étnico-raciais, relações de classe, coletivos de luta, mulheres negras, mulheres indígenas, realidades não ocidentais, mulheres latinoamericanas, poder popular, juventudes negras, juventudes do campo, xenofobia, preconceitos. Também serão aceitos trabalhos nos eixos de democratização da comunicação, violência midiática, padrões de beleza, midiatização dos corpos, redes sociais, crimes cibernéticos, além de iniciativas que buscam a desnaturalização de éticas, práticas, estéticas patriarcais-androcêntricas..

GT5- Justiça de gênero, crime e encarceramento em massa

Descrição: Descrição: o grupo de trabalho 5 tem a proposta de olhar às realidades que acabam sendo esquecidas, portanto serão realizados diálogos sobre as várias realidades de ser mulher, principalmente em um estado que criminaliza e encarcera. Por isso, serão aceitos trabalhos com as temáticas: conceito de justiça social, políticas desencarceradoras, estado, políticas públicas, justiça de gênero, áreas do direito, sociologia, antropologia, ciência política e outras áreas do conhecimento, genocídio da juventude negra, desmilitarização da polícia. 

GT6- Tecendo relações: educação, afetividades e corpos

Descrição:  O grupo de trabalho 6 tematiza a educação e a identidade-corpo-Perfomance. Sabendo que a educação transforma as pessoas para que elas modifiquem o mundo, um dos eixos fundamentais são os caminhos de superação à violência contra as mulheres. Assim, dialogamos com as temáticas: educação formal e informal, educação popular, do-discência, formação continuada, relações de gênero em sala de aula, masculinidades, feminilidades, homofobia, teoria queer, teologia queer, movimentos LGBTQI+, mulheres trans, teorias feministas, teologia feminista, teologia queer, orientação sexual, identidade de gênero, diferenças e diversidade(s), orientação sexual, sexo biológico, juventudes LGBTQI+, preconceitos e discursos de ódio.

bottom of page